top of page

Pasteurização

Os vinhos vinham sofrendo alterações comprometedoras ao comércio deste produto. Em 1863, devido à urgência de resolução da qualidade do vinho, Ildephonse Favé, oficial da ordem do imperador Napoleão III, solicita a Pasteur um estudo sobre as doenças do vinho, no qual o cientista realiza sob recusa em receber qualquer ajuda financeira.

Durante os próximos dois anos, o cientista reuniu três alunos da École Normalle Supérieure, sendo um deles Émile Duclaux, para acompanhá-lo em Arbois no estudo prático sobre os vinhos.

Em 29/11/1865, Pasteur aceita o convite do imperador e se desloca ao castelo de Compiègne. Napoleão III mostrou-se interessado pelas pesquisas do cientista e pediu para constatar pessoalmente as suas descobertas: queria examinar no microscópio amostras de vinho estragado. Foi realizada uma experimentação imperial, com boas impressões ao imperador e sua esposa, Eugênia de Montijo (Debré, 1995, p. 251).

Pasteur demonstra que a contaminação era causada por micróbios. Para evitar esse inconveniente o cientista usou um procedimento simples: o aquecimento do vinho entre 60 e 100 graus Célsius, privado do ar, durante alguns minutos, processo este conhecido universalmente como pasteurização. Essa técnica é aplicada até hoje para a prevenção das doenças do vinho, cerveja, vinagre, leite e outros alimentos perecíveis.

Pasteur tirou patente da descoberta e decidiu entregá-la ao público. Não obteve proveito financeiro nem mesmo do desenvolvimento ou venda de equipamento industrial em larga escala, inventados para a pasteurização (Dubos, 1967a, p. 51).

Para Pasteur, "nada é mais gratificante para um cientista do que aumentar o número de descobertas, mas o máximo é ver suas observações colocadas em prática" (Birch, 1993, p. 33).

Referências:

BIRCH, Beverley. Louis Pasteur. São Paulo, SP: Globo, 1993.

DEBRÉ, Patrice. Pasteur. São Paulo, SP: Scritta, 1995.

DUBOS, René J. Louis Pasteur. Barcelona, Espanha: Grijalbo, 1967a.

Idelphonse Favé

Idelphonse Favé

Napoleão III e Eugénia de Montijo

Napoleão III e Eugénia de Montijo.

bottom of page